segunda-feira, 10 de maio de 2010

RESISTÊNCIA FRANCESA

A ocupação da França pelo exército alemão de 1940 a 1944 teve graves consequências na sociedade francesa. Não foram poucos os que decidiram colaborar com os invasores. O Marechal Pétain, o regime de Vichy e as Milícias são o símbolo dessa traição.Em contrapartida, muitos foram também os jovens que se juntaram à Resistência.A 14 de Junho de 1940, as tropas da Wehrmacht entraram vitoriosas em Paris.
O governo francês fixou-se em Bordéus e o Marechal Pétain foi nomeado presidente do Conselho, propondo um armistício que entrou em vigor a 25 de Junho de 1940. A França ficou assim dividida em duas partes: a Norte, o território ocupado pelos Alemães e, a Sul, o regime de Vichy.
Cada vez mais bem organizados, foi notável o seu contributo na libertação da França, através do apoio informativo às Forças Aliadas, desencadeando várias acções, nomeadamente, sabotagens, atentados e conspirações.
Dylan e Dário

Nenhum comentário:

miau...miau...

Ocorreu um erro neste gadget

National Geographic POD

Endangered Animal of the Day

Ocorreu um erro neste gadget

Direito à imagem

DIREITO À IMAGEM (Artigo 79º)
Artigo 79.º (Direito à imagem)1- O retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou lançado no comércio sem o consentimento dela; depois da morte da pessoa retratada, a autorização compete às pessoas designadas no n.º2 do artigo 71.º, segundo a ordem nele indicada.2- Não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido publicamente.3- O retrato não pode, porém, ser reproduzido, exposto ou lançado no comércio, se do facto resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro da pessoa retratada.in
http://www.aacs.pt/legislacao/codigo_civil.htm