domingo, 31 de maio de 2009

Uma tarde divertida!

Parecem estar divertidos, os meninos!! E não podia faltar a bola na mão do craque!!! É bonito o vosso sorriso!

COMO SE FAZEM FIOS DE OVOS

Ingredientes:

20 gemas de ovos ;

2 claras ;

500 grs de açúcar ;

3 dl de água

Confecção:

Separam-se as gemas das claras e deitam-se em passador de rede, misturadas com as duas claras que se cortam com uma faca.Entretanto, prepara-se a calda com açúcar e água, que vai ao lume a ferver até estar em ponto de cabelo; Sempre fervendo, deitam-se as gemas já passadas pelo passador de rede, para o funil próprio de 3 bicos.Pega-se com a mão direita no cabo do funil e vão-se fazendo movimentos circulares e vagarosos, para os fios não se partirem e cozerem em calda. Quanto maior for a altura a que se deitam os fios, mais finos ficam. Logo que o funil esteja vazio, afasta-se o tacho do lume, deita-se um pouco de água e tiram-se os fios com uma escumadeira para um prato molhado. Põe-se novamente a calda ao lume e procede-se da mesma maneira até terminar as gemas.
Se quer saber mais receitas vá a www.cgalgarve.com/receitas.html

Bernardo

COMO SE FAZEM FIGOS DE AMÊNDOA E CHOCOLATE

Ingredientes:

Para 16 figos

250 grs de açúcar ;

250 grs de miolo de amêndoa ;

30 grs de cacau ;

1 ovo ;

1 colher de leite ;

Confecção:

Misture a amêndoa, pelada e pisada ao açúcar em fio forte (1) e deixe ferver até fazer estrada.Retire do lume e junte o cacau, o ovo e o leite.Misture todos os ingredientes e leve de novo ao lume para engrossar.Deite a massa numa travessa humedecida e tenda-a em forma de figos.


Este ponto encontra-se depois de alguns minutos do açúcar estar em ebulição, quando forma um fio forte entre os dedos, sem partir.
Se quer saber mais receitas vá a www.cgalgarve.com/receitas.html

Bernardo

sexta-feira, 29 de maio de 2009

TAVIRA


O VISITANTE DA NOITE

Lemos um texto de Ilse Losa e fizemos estes trabalhos...
" - Não sou frio nem escorregadio. Não tenhas receio - voltou aquela voz quente."
" Silka, bela Silka! Porque não me deixas ficar, por uma única noite, aqui no teu quarto?- perguntou o inesperado hóspede."


















quarta-feira, 27 de maio de 2009

PARABÉNS, DIOGO!


Atenção, miúdas! O Diogo não gosta de beijinhos...dêem-lhe antes um pontapé no...rabiosque!!Foi o que ele me disse! Daqui a uns anos falaremos com mais tempo...

terça-feira, 26 de maio de 2009

DIA DA CRIANÇA


O Dia da Criança é um dia especial.
É um dia de brincadeira e de divertimento.
Pode-se dizer que é um dia de alegria
para nós.
Cá na nossa escola vamos jogar alguns
Jogos Tradicionais, como por exemplo:
Lencinho Queimado, Corrida de Sacos,
Jogo da Corda e Mata.

As Regras são estas:

Lencinho Queimado: Alguém tem um lenço na mão e diz um número até X combinação; há duas equipas com a mesma quantidade de pessoas e duas
pessoas das duas equipas que tenham o mesmo número correm para ver quem apanha primeiro o lenço.

Corrida de sacos: Há duas equipas com duas filas, quando chega a vez das duas pessoas das duas pessoas que estão á frente metem-se dentro dos sacos, e vão aos saltos a ver quem chega primeiro.

Jogo da Corda :

A subida do Olhanense

A equipa de Jorge Costa apenas garantia a subida em caso de vitória (U. Leiria e Santa Clara também venceram) e o golo que permitiu que a festa fosse feita já hoje pelos algarvios surgiu a 14 minutos do final, por intermédio de Toe, quando a equipa de Olhão se encontrava reduzida a 10 jogadores.No final do encontro, o relvado do estádio do Gondomar pintou-se de vermelho e preto. Jogadores e dirigentes do clube algarvio iniciaram a festa que já se alastra por toda a cidade de Olhão. Jorge Costa, treinador do Olhanense, atribuiu o mérito da subida “principalmente aos jogadores”, que “em todos os campos” mostraram “uma filosofia de jogo” que fez o clube acreditar na subida. O jogo acabou por ser “sofrido como os outros”, mas a “realização de um sonho” acabou por se tornar “realidade”.“O apoio dos adeptos foi crescendo com as vitórias” de um “clube histórico que merece a subida”, enfatizou o treinador. Na próxima temporada, Jorge Costa espera “continuar”, mas para isso alerta que é necessário que surjam os “apoios necessários” para “melhorar algumas coisas”. Apesar de afirmar que tem “vontade de continuar”, o treinador deixou um recado: “Se o presidente não tiver vontade, a minha não vale de nada.”E José Isidoro Sousa, presidente do clube, era um dos mais emocionados. Disse ser “difícil descrever a emoção” que sentia e realçou o “trabalho de todos” na promoção do clube. O médio Rui Duarte considerou a subida “sofrida” de um “grupo com qualidade e personalidade”. “Queríamos ser campeões e conseguimos”, concluiu.
Diogo e Francisco



COMO SE FAZEM DOM RODRIGOS

Dom Rodrigos
Ingredientes:
6 doces
250 grs de fios de ovos ;
50 grs de miolo de amêndoa ralada ;
250 grs de açúcar ;
meio dl de água ;
4 gemas ;
canela q.b.

Confecção:

Num tacho coloque 200 grs de açúcar coberto de água e leve ao lume até formar ponto de pérola.Retire do lume e misture a amêndoa. Deixe que fique morno, junte as gemas e leve novamente ao lume, mexendo até engrossar. Polvilhe com um pouco de canela.Com o restante açúcar e água faça uma calda em ponto de fio.Numa frigideira coloca-se a calda e leva-se ao lume. Quando ferver, deitam-se os fios de ovos e, sobre estes, mistura feita anteriormente com o açúcar, amêndoa e as gemas.Com a ajuda de duas espátulas, enrolam-se os fios de ovos em torno do recheio, envolvendo-o completamente.Deixe alourar e retire da frigideira.Corte 6 quadrados de folha de estanho prateado ou colorido.Separe a preparação em quantidades iguais pelos 6 quadrados de estanho, una as quatro pontas de cada quadrado e enrole-as.
Encontra-se este ponto juntando-se o açúcar a a água e deixando ferver 2 minutos.



Se quiser saber mais receitas vá a www.cgalgarve.com/receitas.html


Bernardo e Dário

O peluche mais lindo do mundo.
Este carro é muito bonito e gostaria de o ter.
É uma bomba.
O tom laranja realça o seu escape.
E tem um motor de 600 cavalos.
Artur

As sete maravilhas do mundo


As sete maravilhas do mundo são: Coliseu de Roma, localiza-se em Roma na Italia, o Taj Mhal que localiza-se na India, o Chichén Itza localiza-se no Mexico, Machu Picchu localiza-se no Perú, Cristo REdentor localiza-se no Rio de Janeiro no Brazil, Petra localiza-se na Jordânia, a grande muralha da China localiza-se em Pequim no norte da China.
As Sete Maravilhas foram escolhidas entre 21 candidatas, através da Internet, SMS ou linhas telefónicas de número acrescentado nos países que participaram na iniciativa, cuja cerimónia final decorreu no Estádio da Luz, em Lisboa.Na cerimónia estiveram presentes o primeiro-ministro, José Sócrates, o Presidente da República, Cavaco Silva, e o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, bem como várias personalidades nacionais e internacionais da música, do cinema e do desporto. Entre as individualidades internacionais que participaram na cerimónia destacaram-se o antigo astronauta Neil Armstrong, o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, a actriz norte-americana Hillary Swank e o actor britânico Ben Kingsley, a cantora Jennifer Lopez, entre outros.A cerimónia foi retransmitida para mais de 170 países, para uma audiência que se estimou em 1,6 mil milhões de pessoas.A eleição das novas Sete Maravilhas do Mundo é uma iniciativa da New 7 Wonders Foundation, criada em 2001 pelo antigo produtor suíço Bernard Weber, e foi já criticada pela Unesco por não contribuir para a preservação dos locais eleitos e limitar-se aos votos de quem tem acesso à Internet ou telefone.
José Raul

Tavira vence outra vez

O Ginásio Clube de Tavira foi outra vez campeão e trouxemos uma taça para casa (Tavira) . Esperamos continuar a trazer taças para casa quando formos a Monte Gordo. O primeiro jogo foi contra o Lusitano e vencemos por 3 -1. Fomos à final contra o Beira -Mar de Monte Gordo e vencemos por 8-1.
E foi assim que conseguimos ser campeões, vencendo e lutando para conseguirmos ficar em primeiro lugar.

Dodge Viper GTS-R



Este carro é o ultimo grito, é um carro bem potente.





Vejam esta imagem do carro:
O motor desta beleza tem 600 cavalos, e os travoes sao do melhor que há.
Este carro custa entre 26.000-100.000$.
Que equivale a 10 passagens de modelo.

Jogos tradicionais




Na escola D. Manuel I,os alunos do 6ºF irão realizar jogos tradicionais,no dia 1 de Junho,dia da criança.Estes jogos são o jogo do mata com 6 elementos,o jogo da corda com 6 elementos, o jogo do lencinho queimado com 10 elementos e o jogo dos sacos com 4 elementos.Este projecto foi elaborado nas aulas de Área de Projecto durante o 2º Período.
Andry e Mery

O ACAMPAMENTO DE EMRC


O acampamento de Moral é o momento mais esperado do ano! Esse acampamento é um prémio concedido pela escola,aos alunos que tiveram bom comportameno durante o ano lectivo.
Esse acampamento realizar-se-á no dia 8 e 9 de Junho, na ilha de Tavira.
No dia 8, às nove horas,reunir-nos-emos no cais das Quatro Águas, de onde partiremos para ilha.
Foi-nos dada a informção de que não devemos levar muitas coisas para não andarmos muito carregados.
Estamos todos ansiosos por esse dia!

carolina
catarina
soraya

Os novos malucos do riso


Nuno Santos, Director de Programas do canal de Carnaxide, ressuscitou o programa que, em tempos, fazia rir miúdos e graúdos. Conforme o canal de Carnaxide, estes sketchs são novos, sendo que permaneciam na gaveta há já algum tempo.
Os “Novos Malucos do Riso”, tal como a SIC os tem chamado, com uma nova imagem, estreou ontem, Segunda-Feira, às 21:30 horas. Foi o 5.º programa mais visto dos canais, o programa mais visto da SIC, e arrecadou 10.7% de rating e 26.8% de audiência média (share). Nos totais do dia, a TVI liderou com 30.1%, antecedido pela SIC com 22.4%, colocando a RTP1 em terceiro com 20.8%, o Cabo em 4.º com 19.9%, e a RTP2, como quase sempre, em último com 6.9%.

O programa será transmitido, por agora e pelo que se sabe, às Segundas, Terças, e Quartas-Feira, sendo que substitui “Tá a Gravar” nesses dias, no horário.
Fernando

DRAGON BALL Z


Eu gosto muito de ver o Dragon Ball z na televisão, na Sic Radical.
José Miguel Couto

AS COMIDAS DE QUE NÃO GOSTAMOS

Andreia-Iscas

Artur-Sopa de feijão

Bernardo-Iscas, favas e ervilhas

Carolina-Favas, iscas e ervilhas

Catarina-Favas

Daniel-Favas

Dário-Favas

Diogo-Alface

Dylan-Não quis responder

Fernando-Alface

Francisco-Favas e feijão

Guilherme-Repolho

José Couto-Feijão

José Miguel-Alho e legumes

José Raul-Alface

Lusa-Feijão

Maria-Favas e iscas

Mariana-Favas

Paulo-Favas e bacalhau com natas

Rodrigo-Pão com torresmos

Soraya-Favas, iscas e ervilhas

Bernardo e Dário
O equipamento necessário para acampar:

-Tenda
-Saco de dormir
-Lanterna
-Roupas variadas, conforme as condições climáticas do local (vento, chuva, frio, calor, presença de água e humidade)
-Mochila
-Kit de primeiros socorros
-Calçado adequado
-repelente de melgas
-produtos para a higiene pessoal

sexta-feira, 22 de maio de 2009

22 DE MAIO- dia do autor português

Hoje escolhi uma quadra de um poeta algarvio...

ANTÓNIO ALEIXO

Embora os meus olhos sejam
os mais pequenos do Mundo,
o que importa é que eles vejam
o que os homens são no fundo.


DIA DO AUTOR PORTUGUÊS


E PORQUE HOJE É O DIA DO AUTOR PORTUGUÊS...e porque este é um dos nossos grandes, aqui fica um dos poemas mais bonitos dele...

As palavras
São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.
Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.
Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.
Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?


Eugénio de Andrade

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Brincando com as palavras...


Hoje, na aula de Língua Portuguesa, brincámos com as palavras de uma forma diferente...acrescentámos-lhes cor e forma. É por estas e outras que dizemos que as palavras têm magia... e nós gostamos...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

o tempo, subitamente solto


o tempo, subitamente solto
o tempo, subitamente solto pelas ruas e pelos dias,

como a onda de uma tempestade a arrastar o mundo,
mostra-me o quanto te amei antes de te conhecer.
eram os teus olhos, labirintos de água, terra, fogo, ar,
que eu amava quando imaginava que amava.
era a tua a tua voz que dizia as palavras da vida.era o teu rosto.
era a tua pele. antes de te conhecer, existias nas árvores
e nos montes e nas nuvens que olhava ao fim da tarde.
muito longe de mim, dentro de mim, eras tu a claridade.
josé luís peixoto

terça-feira, 5 de maio de 2009

ANIMAIS E VIOLÊNCIA


Qual a relação entre maus-tratos e crueldades para com os animais e a violência doméstica? Existe um elo entre eles?
Não é de hoje que pesquisas comprovam a ligação entre a violência doméstica e a violência contra os animais de estimação, esta última servindo como sinal de alerta para a possível existência da violência contra seres humanos mais fragilizados no contexto familiar, como no caso de crianças, idosos e mulheres. Mas também a crueldade contra os animais está presente como uma característica comum nos registros de estupradores e asssassinos em série. O abuso contra animais aparece de forma clara nas histórias de pessoas com comportamento violento.
Diogo

As plantas


As plantas para as pessoas são importantes para nós vivermos.
As pessoas gostam muito de flores e de árvores.
Eu também gosto das plantas.
As plantas fazem bem às pessoas e também fazem bem à natureza, tornando-a mais bela.
Mariana

1 de Junho, Dia Mundial da Criança

Após a 2ª Grande Guerra Mundial, as crianças de todo o Mundo enfrentavam grandes dificuldades, a alimentação era deficiente, os cuidados médicos eram escassos. Os pais não tinham dinheiro, viviam com muitas dificuldades, retiravam os filhos da Escola e punham-nos a trabalhar de sol a sol. Mais de metade das crianças Europeias não sabia ler nem escrever.

Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do Mundo.

Os Estados Membros das Nações Unidas, - ONU - reconhecendo que as crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, necessitam de cuidados e atenções especiais, precisam de ser compreendidas, preparadas e educadas de modo a terem possibilidades de usufruir de um futuro condigno e risonho, propuseram o Dia 1 de Junho, como Dia Mundial da Criança.

Nunca é demais lembrar, até porque poucas vezes isso tem sido feito, quais os direitos que assistem especificamente às crianças, e que estão consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança que foi elaborada em 1989 pelas Nações Unidas, que tiveram em consideração, entre outras coisas, o indicado na Declaração dos Direitos da Criança, adoptada em 20 de Novembro de 1959 pela Assembleia Geral desta Organização, que dizia que “a criança, por motivo da sua falta de maturidade física e intelectual, tem necessidade de uma protecção e cuidados especiais...”.

A ONU reconheceu também que “em todos os países do mundo há crianças que vivem em condições particularmente difíceis e a quem importa assegurar uma atenção especial, tendo devidamente em conta a importância das tradições e valores culturais de cada povo para a protecção e o desenvolvimento harmonioso da criança e a importância da cooperação internacional para a melhoria das condições de vida das crianças em todos os países, em particular nos países em desenvolvimento.”


Betty Boop




Betty Boop é uma personagem de desenho animado que apareceu nas séries de filmes Talkartoon e Betty Boop, produzidas por Max Fleischer.
Betty tinha um jeito de garota independente e provocadora, sempre com as pernas de fora, exibindo uma cinta-liga. Foi em 1930 que a personagem imigrante judaica começou sua "carreira", em Dizzy Dishes, espelhando-se nas divas desta década, ao som de muito jazz. Mas Betty Boop ficou famosa mesmo quando interpretou "Boop-Oop-a Doop-Girl", de Helen Kane, e, enfim, entrou para a história, participando de mais de 100 animações.
Entretanto, após 1934, o novo Código de Produção impôs uma censura à personagem. Em nome da moralidade, Betty não poderia mais exibir seus decotes nem suas roupas insinuantes. Acredita-se que o comportamento progressivo da personagem era algo para o qual a população dos Estados Unidos da época não estava preparada para receber. Afinal, eram tempos de Disney e seus bichinhos. Os irmãos Fleischer modificaram a imagem de Betty, vestindo-a até o pescoço. Contudo, mantiveram em evidência o contorno de seus seios sobressaindo das malhas colantes, o que a deixou mais sensual.
Com a sua enorme sensualidade, Betty foi um grande sucesso nas platéias de teatro, e apesar de ter decaído durante a Década de 1930, ela continua popular atualmente pelo ar de sensualidade. Sua última aparição foi no cinema, em 1988.
Andreia e Maria

MONSTROS VS ALIENS

A animação conta a história de um confuso grupo de monstros terrestres com a missão de salvar o mundo depois de uma invasão alienígena. Susan Murphy, uma garota da Califórnia, é atingida por um meteoro no dia de seu casamento e fica com 15 metros de altura. Depois que ela é capturada pelos militares e mantida em um local secreto do governo, o mundo descobre que os militares, durante muitos anos, estão reunindo em segredo outros monstros.




Bernardo e Dário

Panfu Um jogo de pandas fofinhos

http://www.panfu.com
Panfu foi um jogo que eu fiz e quem lá manda sou eu; portanto, se vocês se registarem dou- vos coisas especiais durante 5 dias. Depois têm de se habituar e contribuir para o jogo ir evoluindo e melhorando.
Se não gostarem de algo no panfu falem comigo.
Se precisarem de ajuda, peçam- me .
As regras são:
Não insultem os outros
Ajudar os outros, se conseguirem
E...
O resto é como se fosse a vida real ...
Para comprarem coisas têm de fazer jogos.
Quanto maior for a vossa pontuação mais dinheiro ganham.

Zé Miguel

CARROS DO FUTURO


Os carros do futuro vão conseguir voar, porque vão ter motores a jacto muito potentes.
Artur

miau...miau...

Direito à imagem

DIREITO À IMAGEM (Artigo 79º)
Artigo 79.º (Direito à imagem)1- O retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou lançado no comércio sem o consentimento dela; depois da morte da pessoa retratada, a autorização compete às pessoas designadas no n.º2 do artigo 71.º, segundo a ordem nele indicada.2- Não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido publicamente.3- O retrato não pode, porém, ser reproduzido, exposto ou lançado no comércio, se do facto resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro da pessoa retratada.in
http://www.aacs.pt/legislacao/codigo_civil.htm