sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ULISSES

ILUSTRAÇÕES BASEADAS NO LIVRO "ULISSES", de Maria Alberta Menéres...Apenas dos alunos que conseguiram cumprir o prazo de entrega...aguardam-se as dos atrasados...

" Ora um dia aconteceu que Páris, príncipe troiano, raptou a lindíssima rainha grega Helena e a levou para Tróia."

"- Bom, vamos lá embora! Eu vou convosco, pronto, mas olhem que preferia mil vezes ir viajar por terras e mares desconhecidos, do que ir combater contra esses troianos..."



"...construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para se poder deslocar e dentro do bojo, ou seja, da barriga desse cavalo, se esconderem alguns homens."





" Ele estava tão entretido a aparar um tronco de árvore para fazer uma flauta, como é hábito os pastores fazerem de palhinhas, que nem deu por eles."


" Chamou o rebanho e afagando o dorso de cada animal que saía, não reparava, pois estava cego, que debaixo de cada um seguia um marinheiro grego."


" Olha o cão enorme de três cabeças que guarda a entrada dessa gruta, a entrada dos próprios Infernos. É Cérbero."

" E o cântico chorava suavíssimo, violentíssimo, vindo de dentro das ondas, de dentro das cores, de dentro do vento."

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

HOOPS!!

No dia 21 de Janeiro estes meninos deslocaram-se ao Palácio da Galeria com os seus professores de EVT. Assim, visitaram a exposição de arte contemporânea de Rico Sequeira "Tom e Rico", de que faz parte uma colecção de BD da década de 40 (década de ouro da BD) e ficaram a saber um pouco mais sobre a história desta arte. Ainda tiveram oportunidade de desenhar em telas, que serão expostas em terras de além-fronteiras. Estão todos de PARABÉNS!!





segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O UNIVERSO


O Universo contém milhares de galáxias incluindo a nossa. Uma galáxia é
uma enorme massa de Estrelas, nebulosas e matéria interestelar. As menores galáxias contêm cerca de 100 mil Estrelas, enquanto as maiores contêm mais de 3 triliões. Existem três principais tipos de galáxias, classificadas de acordo com a sua forma: elíptica, que possui uma forma oval; espiral, que tem braços espiralados exteriores à protuberância central; e irregular, que não possui forma definida.
A nossa galáxia chama-se Via Láctea.
Aqui está uma imagem da nossa galáxia:

PORQUÊ A BANDEIRA AZUL ?


A praia do Barril é uma das praias mais calmas da costa sul do Algarve, escapando mesmo no pico da época balnear às enchentes que infelizmente caracterizam outras praias da região.
As suas águas são calmas e tépidas durante a Primavera e o Verão; nos dias amenos de sol, ao longo dos meses de Inverno, constitui um óptimo local para uma boa caminhada à beira-mar, para a prática de desportos ao ar livre ou para a observação de aves aquáticas.
Ostenta regularmente a
bandeira azul, prova da sua qualidade ambiental.

PRAIA DO BARRIL




Barril é uma das praias da Ilha de Tavira, localizada a oeste de Santa Luzia, próxima do pequeno aldeamento turístico Pedras d'El-Rei, a poucos quilómetros de Tavira. A paisagem é formada pela Serra do Caldeirão a norte e o Cerro de São Miguel a noroeste, além dos sapais, canais e salinas da Ria Formosa, bem como as formações dunares da ilha de Tavira e o Oceano Atlântico, a sul.

O acesso é feito por uma ponte que atravessa a Ria Formosa seguindo-se um trilho e caminho pedonal que atravessam a ilha.

Na época balnear o atravessamento da ilha é igualmente feito por um pequeno comboio, que assegura um serviço regular. A linha ferroviária, do tipo Decauville, tem cerca de 1 km de extensão, em via estreita de 60 cm de bitola. A linha foi construída com o objectivo inicial de servir a antiga armação de pesca do atum localizada na praia do Barril.

Artesanato do Algarve


Madeira:
Matéria-prima essencial no fabrico de carroças, barcos, mobiliário e talheres de pau, a madeira continua a fazer parte do artesanato algarvio, apesar de a evolução dos tempos ter obrigado à substituição de grande parte dos objectos originais por réplicas miniaturais, que retratam com exactidão o passado económico e cultural da região. Fiéis à tradição, mantêm-se as cadeiras de tesoura de Monchique, as colheres de pau de Aljezur e algumas carroças puxadas por mulas ou cavalos.
Apesar destas carroças de madeira, fabricadas em abegoarias, continuarem hoje a ser usadas como meio de transporte de pessoas e produtos nas zonas mais interiores do Sul de Portugal, as gentes do litoral deram-lhes outra utilidade, recuperando e decorando a preceito estes veículos tradicionais para fazer passeios turísticos pela região. Em Monchique, o artesanato de madeira é um dos principais atractivos do concelho e, um pouco por todo o lado, é possível observar a destreza e a habilidade dos artesãos no fabrico de mesas, cadeiras e bancos, cajados decorados, colheres, facas e outros objectos em madeira úteis em qualquer cozinha. No entanto, o simbolo da região é a cadeira de tesoura, um legado deixado pelos romanos que aqui habitaram, resultante de um cruzamento de paus que se fecham como tesouras. Assento fresco e cómodo, apropriado para o convívio ao ar livre, a típica cadeira de Monchique existe para todas as idades e tamanhos.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

SHEREK FOREVER



É fixe e vai sair em maio.
José Couto

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A MODERNIZAÇÃO DAS CIDADES NO SÉC. XIX

Na segunda metade do séc. XIX criaram-se indústrias e houve a evolução de transportes e comunicações e isso contribuiu para o crescimento das cidades.
As cidades de Lisboa e Porto foram as que se desenvolveram mais e modernizaram-se com novas construções:
- As avenidas abriram-se ao trânsito;
-Pavimentaram-se ruas e fizeram-se passeios;
- Arranjaram-se jardins;
- E construíram-se novo edifícios públicos - mercados, tribunais, teatros, escolas, hotéis …
É também neste período que são criados em Lisboa e no Porto os serviços públicos:
-A higiene e a saúde pública melhoram com a recolha do lixo nas ruas e nas águas canalizadas.
-Passa a haver nas ruas iluminação (1º a gás e no final do séc. a electricidade).
-Para garantir a segurança da população criasse a primeiro corpo de bombeiros e o policiamento de ruas.
-Apareceram os primeiros transportes colectivos como: - o americano e o chora
Com estes serviços, a vida passa a ser mais cómoda, segura e saudável nas cidades.

SHUFFLE VS BREAKDANCE

Shuffle vs Jumpstyle

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

DIA MUNDIAL DA PAZ



1 de janeiro - Dia Mundial da Paz

O dia 1 de Janeiro, primeiro dia do ano no calendário gregoriano, é o Dia Mundial da Paz.

O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente "Dia da Paz", foi criado pelo Papa Paulo VI em 1967, com uma recomendação para que fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil (1 deJaneiro), a partir de 1968.

Só em 30 de Novembro de 1981 é que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou o 1º de Janeiro como o Dia Internacional da Paz. O objectivo foi não só criar uma data para relembrar a urgência de cessar-fogo nas guerras e de não-violência em todo o mundo, mas também uma data simbólica, para que as pessoas não apenas pensem na paz, mas que façam algo para a promover.

miau...miau...

Direito à imagem

DIREITO À IMAGEM (Artigo 79º)
Artigo 79.º (Direito à imagem)1- O retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou lançado no comércio sem o consentimento dela; depois da morte da pessoa retratada, a autorização compete às pessoas designadas no n.º2 do artigo 71.º, segundo a ordem nele indicada.2- Não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido publicamente.3- O retrato não pode, porém, ser reproduzido, exposto ou lançado no comércio, se do facto resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro da pessoa retratada.in
http://www.aacs.pt/legislacao/codigo_civil.htm