domingo, 27 de dezembro de 2009

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O NASCIMENTO DE JESUS


Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. E iam todos recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judéia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e da linhagem de David, a fim de recensear-se com Maria, sua mulher, que se encontrava grávida. E quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoira, por não haver lugar para eles na hospedaria. Na mesma região encontravam-se pastores, que pernoitavam nos campos guardando os seus rebanhos durante a noite. O anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu em volta deles, e tiveram muito medo. Disse-lhes o anjo: “Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias.
carro e do José Couto e eu

Tronco de Natal


Tronco de Natal
Ingredientes
• 3 colheres (sopa) cacau em pó
• 250 gr chocolate de culinária
• 1 lata leite condensado
• 120 gr de manteiga
• 6 ovos• 100 gr de farinha
• Raspa de 1 laranja
• Manteiga para untar


Preparação
Coloque num tacho a lata de leite condensado, fechada, cubra-a com água e leve a cozer durante duas horas. Vá acrescentando água para que a lata fique sempre coberta.
Se utilizar a panela de pressão uma hora é suficiente.
Corte o chocolate em pedaços, deite-os numa tigela e leve-os a derreter em banho-maria. Quando o chocolate estiver derretido, junte-lhe a manteiga e mexa até obter um creme homogéneo; retire do banho-maria, adicione as gemas, uma a uma mexendo sempre. Misture a farinha e volte a mexer.
Bata as claras em castelo e junte-as ao preparado de chocolate. Mexa delicadamente e adicione a raspa de laranja.
Unte com manteiga uma forma com feitio de pinheiro, deite-lhe dentro a massa e leve ao forno a 150 graus durante 40 minutos. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Quando estiver bem frio, barre o pinheiro com o leite condensado cozido e polvilhe com o cacau.
Decore a gosto e sirva.

Feito por Tatiana e Carina
...e do José Couto e eu gosto muito do carro.

C.N.T Clube Náutico de Tavira




O Clube Náutico de Tavira situa-se ao pé do cais das 4 águas. Aqui pode-se aprender a andar de barco à vela.
Os treinos são ao fim-de-semana das 10:30 às 15:30.
A vela divide-se em classes:
Optimist> 4.20> 4.70>
HobbyCat.
As classes de alunos dividem-se em:
Infantis, Juvenis, Laser e Veleiro.

Eu pratico vela há 6 anos e pertenço à classe dos Juvenis.

José Mateus


Bolo de Natal

Ingredientes

• 200 g de açúcar

• 6 ovos

• 200 g de farinha

• 1 colher (de chá) de fermento em pó

• 1 colher (de sopa) de café instantâneo

• 1 dl de leite Maçapão

• 500 g de miolo de amêndoa

• 500 g de açúcar

• 1,5 dl de água

Preparação

Bata muito bem o açúcar com os ovos, até obter o triplo do volume inicial. Peneire a farinha com o fermento. Dissolva o café no leite e envolva-o, suavemente, no preparado, assim como a farinha peneirada.

Transfira a massa para uma forma redonda sem buraco, untada com manteiga, e leve ao forno, durante cerca de 30 minutos. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma rede de cozinha. Entretanto, prepare a cobertura de maçapão.

Moa a amêndoa até a reduzir a pó e reserve. Leve ao lume o açúcar com a água e deixe ferver durante 3 minutos. Verta a calda em fio sobre a amêndoa, mexendo sempre.

Deixe arrefecér e trabalhe o preparado até obter a consistência desejada. Tenda o maçapão com o rolo da massa e cubra com ele-a totalidade do bolo. Enfeite com fita decorativa.

Dica: Pode optar por outro tipo de decoração natalícia, recorrendo ao uso de um pouco de azevinho e corantes.

Sonhos de natal (receita)



Sonhos de Natal
Ingredientes:
• 3 dl de leite;
• 1,5 dl de óleo;
• 1 casca de limão;
•Uma pitada de sal fino;
• 250 gr de farinha;
• 6 ovos inteiros grandes;
• Óleo para fritar;
• Açúcar em pó para polvilhar.
Preparação:
Ferva o leite com o óleo, a casca de limão e o sal.
De uma vez só adicione a farinha e, com uma colher de pau, misture até que a massa se descole do recipiente.
Depois de arrefecer, acrescente os ovos inteiros, um a um.
Mexa bem. Na frigideira, já com o óleo quente, coloque colheradas de massa, fritando de ambos os lados. Retire e escorra.
Antes de servir, polvilhe com açúcar em pó.

Feito por Carina e Tatiana

O PRESÉPIO


A palavra “presépio” significa “um lugar onde se recolhe o gado, curral, estábulo”. Contudo, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo, acompanhado pela Virgem Maria, S. José e uma vaca e um jumento, por vezes acrescenta-se outras figuras como pastores, ovelhas, anjos, os Reis Magos, entre outros. Os presépios são expostos não só em Igrejas mas também em casas particulares e até mesmo em muitos locais públicos.
Os primeiros presépios surgiram em Itália, no século XVI, o seu surgimento foi motivado por 2 tipos de representações da Natividade (do nascimento de Cristo): a plástica e a teatral.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS - 10 de Dezembro

" Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos"
É assim que começa a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que conta com 30 artigos...aqui o começo confunde-se com o fim da própria declaração...liberdade e dignidade humana, não deveria ser preciso escrever para que se lembrem disso.

Por imperativos práticos, apenas foram ilustrados alguns artigos da Declaração dos Direitos Humanos...


















sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O QUE NOS FEZ CORRER A TODOS?

Hoje a mamã-galinha está muito orgulhosa dos seus pintainhos...foi a única turma da escola a correr na sua totalidade. Quero crer que a aula de Formação Cívica tenha feito das suas...e assim as ideias amadureceram da melhor maneira! Foi bonito, miúdos(as)! E claro...os vencedores fomos todos!!!











terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DIA DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA



Dia da Restauração da Independência

Hoje é feriado em Portugal! Comemora-se o Dia da Restauração da Independência!
Queres saber porquê?

Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião.
Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa.
Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos, porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei...Mas estas coisas nunca são simples... houve muitos pretendentes e isto deu muita confusão...
Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono.
Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola.
Durante 60 anos viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.
Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).


Assim, Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.
O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ILHAS BUÉ SELVAGENS


Ilhas bué Selvagens

Este livro foi feito por Anita Ganeri e foi editado no 60.º aniversário da editora Publicações Europa-América.
A geografia que não esconde as piores partes!
A geografia dá cabo de ti?
Estás farto de mapas chatos e complicados, de montes, montanhas, colinas e vales, oceanos e continentes de loucos contornos?
Diz adeus à geografia deslavada que te costumam impingir e deixa-te levar na onda das Ilhas bué Selvagens.
* Maravilha-te com uma nova ilha que brota no meio do mar…
* Espanta-te com outra que acaba de afundar…
* Engasga-te com o fumo de dragão que ambas não param de deitar…
Se isto não chega para te entusiasmar… descobre como encontrar cocos com truques mágicos, tenta desvendar o mistério da ilha desaparecida e fica a conhecer a história verdadeira de robinson crusoe a sério.
É de ficar ilhéu, com tantos ilhotes na ilha da cabeça.
Nunca a geografia foi tão horrível!

domingo, 22 de novembro de 2009

DESENHO DO MESTRE COUTO

Quando o mestre está para aí virado consegue coisas fantásticas... Este desenho está muito bonito,José! Continua assim... que nós gostamos...



sábado, 21 de novembro de 2009

TEMOS ARTISTAS!



















Aqui ficam alguns dos trabalhos que estes artistas fizeram nas aulas de EVT...ainda não é o resultado final, mas já se pode ver e apreciar as obras de arte destes ...destes...lindinhos...

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DIA NACIONAL DO MAR



Para assinalar e comemorar o Dia Nacional do Mar estava previsto(e organizado) que fôssemos esta manhã visitar o Museu Marítimo Ramalho Ortigão, em Faro...Por impedimentos vários e alheios à nossa(e de outros!) vontade, ficámos mesmo em terra...o autocarro não" chegou a chegar"... e houve mesmo quem fizesse uma tempestade num copo de água...Seria para assinalar e comemorar o tal Dia Nacional do Mar?!

miau...miau...

Direito à imagem

DIREITO À IMAGEM (Artigo 79º)
Artigo 79.º (Direito à imagem)1- O retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou lançado no comércio sem o consentimento dela; depois da morte da pessoa retratada, a autorização compete às pessoas designadas no n.º2 do artigo 71.º, segundo a ordem nele indicada.2- Não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido publicamente.3- O retrato não pode, porém, ser reproduzido, exposto ou lançado no comércio, se do facto resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro da pessoa retratada.in
http://www.aacs.pt/legislacao/codigo_civil.htm